PAREDE EM DRYWALL

Drywall - “parede seca”
O sistema de vedações em drywall se aplica normalmente no lado interno da obra, mas existe o drywall externo também, variando somente no tipo de estrutura, chapa e acabamento.

A tecnologia das paredes em drywall são como um sanduíche, onde existe uma estrutura interna de aço galvanizado perfilado em “U”, envolvido por chapas de gesso acartonado aparafusados na estrutura, enrijecendo totalmente o produto final.

Após a montagem da estrutura através do encaixe a afixações adequadas conforme todo o processo definido em procedimentos, vem o processo de instalações, ou seja, distribui-se e instala-se todo e qualquer tipo de instalação elétrica, hidráulicas, ramais, telefônica, reforços de madeira auto-clavada e tratada contra cupim, e outros, evitando que a parede tenha que ser aberta, como é de prática na alvenaria comum.

Depois de obter-se a estrutura finalizada com as devidas instalações, afixa-se com parafusos especiais as chapas de gesso acartonado sobre cada um dos dois lados da parede, considerando que normalmente as chapas são fabricadas com 1,20 mts de largura, até 3,00 mts de comprimento e 12,5 mm de espessura, gerando uma rigidez impressionante, além de uma alta qualidade aparente.

O acabamento de juntas consiste na aplicação de uma fita de papel com multi-camadas a ser aplicada nas juntas das chapas, eliminando toda e qualquer possibilidade de fissuração.
A fita deverá ser aplicada embebida em massa específica para tratamento de juntas do drywall, evitando descolamento da fita.
Após a secagem do enfitamento deverão ser aplicadas pelo menos duas demãos adicionais de massa de acabamento sobre a fita, com desempenadeira ou espátulas largas e específicas, com o lixamento alternado entre demãos, suavizando e finalizando-se cada aplicação com o lixamento da superfície tratada.

MONTANTE 










GUIA


Resistência ao fogo

O fato de 20% do peso das placas de gesso acartonado serem água, garante excelente desempenho quanto á resistência ao fogo. Pode ser melhorado com o uso da placa RF especifica para este fim.
 As possiveis composições podem atender disposições legais e regulamentações espscíficas referentes à segurança contra incêndio para cada localidade de implatação do edifício.

Isolamento térmico

O espaço interno dos sistemas construtivos em dry walll permite a colocação de lâ mineral reforçando o isolamento térmico a fim de evitar o desperdício de calor. A resistência térmica útil das placas de gesso acartonado com espessura de 12,5mm é de R = 0,04m² . k/w.
Alternativa de Lâ Mineral:
- Lã de Rocha: 50mm de espessura
- Lã de Vidro: 50mm de espessura

Locais úmidos

- Para as áreas úmidas de banheiros, cozinhas e serviços, recomendamos o uso de placas RU, resistentes à umidade e a proteção da base da parede, com espaçamento dos montantes a cada 0,40m.

Outras características destacadas: 
- Ausência de umidade durante a construção e elevada resistência ao fogo
- Baixo peso/construções mais leves
- Ótima estabilidade dimensional
- Menor espessura das paredes/maior área útil
- Alto isolamento acústico e térmico
- Rápida execução e pequena geração de entulho
- Execução simplificada de instalações hidráulicas, elétricas, etc.
- Excelente acabamento, pronto para receber revestimentos como pintura, papel de parede, azulejos, etc...